Inovação
Pesquisa
Ciência

Blog 3D Innovations

Em nosso blog, você encontra informações relevantes para a área da odontologia digital. Aqui, você acompanha nossa jornada de pesquisas e estudos que podem contribuir para aumentar o conhecimento nossa área de atuação. Em breve, traremos material para contribuir com seus conhecimentos. 

A importância do Estado de Equilíbrio Dentofacial

Por: Sérgio Pinho
Ortodontista, Doutorando pela Universidade
de Barcelona
e idealizador do conceito 3DVD 

Após muitos anos dedicados aos estudos sobre diagnóstico e planejamento 3D, pude observar que, na prática clínica da odontologia, uma das coisas mais importantes é esse entendimento sobre o Estado de Equilíbrio Dentofacial dos pacientes!

Para se ter um adequado entendimento desse Estado de Equilíbrio, precisamos realizar um diagnóstico diferencial tridimensional avaliando a assimetria com relação ao tamanho das estruturas, quanto à morfologia, ou ainda se a origem é proveniente dos tecidos moles ou um desvio postural (espacial) da maxila e/ou mandíbula.

Sendo assim, partilho do princípio postulado por Xia et al, 2010 ao afirmar que, em análise 3D, nós examinamos as estruturas anatômicas por simetria. A grande vantagem dos estudos 3D é a nova perspectiva de avaliação dos problemas do paciente, que nos possibilita uma realidade espacial totalmente diferente da que estávamos acostumados com as telerradiografias convencionais. Surge, assim, o conceito Diagnóstico 3D do Estado de Equilíbrio Dentofacial por Simetria – DEEDS 3D.

É importante deixar claro que sabemos que assimetria é um achado comum nos seres humanos e clinicamente aceitável quando compensada para uma adequada função, em especial na ortodontia, que lida com más oclusões. Do ponto de vista estético e funcional, é coerente e faz-se necessário um referencial objetivo de tratamento baseado no conceito de simetria. Isso não significa dizer que teremos que terminar todos os casos nos mais rigorosos parâmetros de simetria; contudo, é importante termos um entendimento tridimensional sobre o grau de desequilíbrio eventual do paciente; e também parâmetros mais objetivos acerca de um ideal de face e sorriso cada vez mais valorizado dentro da odontologia estética.

A partir de agora, iremos apresentar um novo protocolo multidisciplinar de diagnóstico 3D orientado pela face – o Protocolo SYM 3D Face, onde aprofunda-se a investigação da presença de assimetrias esqueléticas, dento-alveolares, morfológicas, posturais e dos tecidos moles para avaliar se o indivíduo ainda assim encontra-se em equilíbrio ou não. Uma das coisas mais belas que pudemos observar ao longo desses 10 anos trabalhando com um protocolo sistemático de tomografias foi a capacidade dos organismos em buscar equilíbrio frente às necessidades funcionais em pacientes desenvolvendo assimetrias, as chamadas compensações dento-alveolares, musculares e/ou esqueléticas.

Apresentaremos, a seguir, algumas avaliações criadas para auxiliar o clínico na sua tomada de decisões e ilustrar a aplicabilidade clínica desse novo Protocolo de Diagnóstico 3D.

Sejam bem vindos à este fascinante mundo do 3D!

3D Innovations - Diagnóstico e Planejamento 3D